Grupo "Conversa Afiada" discute violência contra idoso
Foto: João Barreto
Encontros acontecem semanalmente e contribuem para reflexões e conscientização dos idosos
O grupo "Conversa Afiada" do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi) realiza encontros semanais, sempre às quintas-feiras (16). Hoje, o tema da reunião foi a violência contra o idoso. A oportunidade foi um momento de interação, troca de experiências e conscientização dos direitos dos idosos.
A assistente social do Paisi, Araceli Gomes Pessanha, explicou que o debate sobre o tema foi proposto para lembrar o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, na quarta-feira (15). "A proposta é que os participantes sejam protagonistas das discussões, em que possam falar o que pensam, relatar suas vivências. Enfim, é um momento de reflexão. No caso da violência, eles devem estar conscientes sobre os seus direitos e como procederem, seguindo as diretrizes do Estatuto do Idoso", informou.
Ainda de acordo com a Araceli, no caso de violência sofrida por algum integrante do Paisi, a equipe encaminha a ocorrência para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e entra em contato com a Ouvidoria do Ministério Público (MP), por meio do número: 127, para as devidas providências.
A aposentada Maria Conceição Queiroz, 76 anos, disse que achou o debate muito bom. "Foi a primeira vez que participei da roda de conversa. Na minha opinião, a questão da violência ainda é muito grande contra os idosos. Já presenciei vários casos", contou.
O aposentado Waldir Amaral dos Santos, 92 anos, também acha importante esses momentos de debate e reflexão. "A conscientização sobre esse assunto ainda tem que avançar muito", afirmou.
Para o coordenador do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso, Jardel Scheffel, os debates promovidos pelo grupo "Conversa Afiada" têm o objetivo de inserir o idoso na sociedade. "É uma oportunidade debater, a cada semana, temas variados para que eles possam ter mais consciência sobre os seus direitos", enfatizou.
Paisi - Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso atende, atualmente, 3.700 idosos e oferece atendimento especializado com uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, fisioterapeutas e médicos geriatras.
O Paisi funciona na Rua Doutor Bueno Rua Dr. Bueno, 190, de 8h às 17h. Mais informações pelo telefone: (22) 2759-9504.