Hanseníase: treinamento para profissionais da Atenção Básica
06/06/2024 13:05:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira
Foto: Ana Chaffin
O treinamento foi realizado em uma unidade da Estratégia Saúde da Família
Com objetivo de descentralizar as ações de combate e controle da hanseníase no município, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, realizou, nesta quinta-feira (06), o treinamento prático dos profissionais da rede de Atenção Básica em teste rápido.
Segundo a coordenadora do Programa da Hanseníase, Grazielli Valente, o teste rápido para detecção da hanseníase será voltado para vigilância das pessoas que estiveram em contato próximo e prolongado com casos confirmados da doença.
"A Secretaria de Estado de Saúde já disponibilizou os testes, que são capazes de determinar qualitativamente a presença de anticorpos IgM anti-Mycobacterium leprae em amostras biológicas de soro, plasma ou sangue total", disse, acrescentando que o objetivo é prevenir novos casos.
O treinamento prático foi realizado na unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF Barra/Brasília), para enfermeiros. Grazielli explica que num primeiro momento foi ministrada uma capacitação teórica e agora os profissionais estão tendo contato com os familiares dos pacientes em tratamento.
“Estes familiares passam por uma avaliação com médico dermatologista e caso não apresentem nenhuma lesão ou sintomas, são encaminhados para o teste. Estas pessoas serão acompanhadas pela equipe da ESF durante cinco anos e anualmente serão testadas”, pontuou.
A dona de casa, A.C, de 47 anos, mãe de um paciente em tratamento, aprovou a iniciativa.
"A equipe do programa sempre foi muito atenciosa, liga, pergunta se estamos com alguma questão relacionada à doença, mas poder fazer o teste e ter esse acompanhamento é muito bom, me sinto mais segura. O meu filho faz o tratamento direitinho, apresentou melhoras logo no início, mas o importante é dar continuidade ao tratamento", frisou.
O que é hanseníase?
É uma doença provocada pela bactéria Mycobacterium Leprae. Tem como características o acometimento de pele e nervos de olhos, braços, mãos, pés, rosto, orelhas e nariz.
Como se transmite?
A hanseníase é transmitida por vias respiratórias: tosse e espirro. Não é transmitida por abraço, aperto de mão e carinho.
Sinais e sintomas
Manchas na pele, dores, formigamento, dormência, sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos membros.
Tratamento
O tratamento pode durar de seis a 12 meses, se seguido corretamente. Os comprimidos devem ser tomados todos os dias em casa e uma vez por mês no serviço de saúde.
O Programa Municipal de Dermatologia Sanitária e Pneumologia Sanitária está localizado na Rua Visconde de Quissamã, 787, no Centro de Macaé.