Hemocentro precisa de doação para suprir necessidade de final de ano
Foto: Bruno Campos
Hemocentro fica localizado na Rua Dr. Bueno, número 40, Imbetiba, Macaé
Com a proximidade das festas de final de ano, o Hemocentro de Macaé faz um alerta: é necessário mais doadores de sangue para suprir a carência da época, quando normalmente cai o número de doações. Em toda a região, pacientes necessitam desta ajuda voluntária que pode salvar vidas e conscientizar as pessoas sobre a necessidade de ser solidário.
Cerca de 220 voluntários doaram neste mês, um número abaixo do esperado para o estoque e para atender a procura da localidade. O tipo sanguíneo O negativo continua sendo o de maior carência nos postos de coleta de sangue.
De acordo com a assistente social Fabiana Paschoal, para cobrir a área de atuação, precisariam ser coletadas bolsas de sangue de 20 a 25 pessoas por dia, mas nesta época de festa, a tendência é diminuir a quantidade de doadores. ''Fazemos o apelo para que as pessoas doem e façam este gesto de amor ao próximo'', ressalta. De janeiro a outubro de 2015, cerca de quatro mil bolsas de sangue foram arrecadadas, número acima da média de todo o ano de 2014 - mesmo assim, há necessidade de mais doadores para que mais vidas possam ser salvas.
O indicado para quem deseja doar sangue é:
- Se alimentar de forma leve e saudável;
- Não estar em jejum;
- Ter descansado na noite anterior;
- Idade mínina: 16 anos (acompanhado por um responsável);
- Idade máxima: 69 anos;
- Pesar acima de 50 quilos;
- Não praticar exercícios físicos em até 24 horas após a doação.
Não podem doar:
- Grávidas e mulheres que estão amamentando;
- Pessoas com piercings e tatuagens só podem doar após um ano da cicatrização;
- Ingerir alimentos gordurosos antes da doação;
O Hemocentro de Macaé funcionará nesta semana de segunda-feira (21) a quarta-feira (23) retornando na próxima segunda-feira (28) até quarta-feira (30), das 7h30min às 12h30min, localizado na Rua Dr. Bueno, número 40, Imbetiba, Macaé.