Macaé mobilizada contra a dengue

18/04/2011 15:16:17 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Robson Maia

Mais de 16 mil pessoas participaram do Dia D contra a doença

Mais de 16 mil pessoas receberam o medicamento homeopático contra a dengue durante o Dia D contra a doença, realizado no último sábado (16) em Macaé. O evento - realizado pela secretaria de Saúde - teve como finalidade dar início à Campanha de Homeopatia e chamar a atenção da população sobre a problemática da dengue no Estado do Rio de Janeiro. O medicamento está disponível no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.

Além da distribuição do medicamento, foi feito um trabalho de conscientização com distribuição de folhetos explicativos, informando sobre como prevenir a doença e os principais sintomas. Caracterizadas, as atrizes do Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas) visitaram alguns postos.

A gerente do Programa de Homeopatia e Práticas Integrativas, Maria Luiza Zampieri, lembra que o esforço para o combate à dengue tem que ser coletivo.

- O medicamento homeopático não é uma vacina, ele busca atenuar o quadro febril agudo e diminuir os riscos das complicações hemorrágicas, explica lembrando que o medicamento pode ser utilizado por pessoas de todas as idades, explicou.

Em Macaé, de acordo com a coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes, de janeiro a 15 de abril foram registradas 205 notificações, sendo 75 confirmações. Do total de notificações, 60 foram de outras cidades.

- É importante que a população esteja em alerta, pois o número de casos da doença vem aumentando a cada mês, e este ano óbitos estão maiores. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, a cidade do Rio já registrou 35.274 casos suspeitos de dengue, com 27 mortes, sendo que no mesmo período de 2010 foram cinco, um aumento de 440% -, alertou Laila.

As ações de combate à dengue continuam na cidade com mutirões em vários bairros. Nesta terça-feira (19), os agentes do Centro de Controle de Zoonoses e a equipe de homeopatia estarão no bairro parque Aeroporto. Já na quarta-feira (20), o grupo estará no Miramar. Os agentes irão visitar as residências e comércios para aplicação de larvicida e eliminação dos criadouros.

Dia D - Dezesseis equipes atuaram em vários pontos da cidade, inclusive nos hospitais, asilos, alojamentos e nas comunidades como Piracema e Águas Maravilhosas.

O evento realizado pela coordenação de Saúde Coletiva em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses, Programa de Homeopatia e Práticas Integrativas, Programa Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde, Divisão de Educação em Saúde e Secretaria de Mobilidade Urbana.