Macaé participa do Simpósio Internacional sobre Síndrome Alcoólica Fetal
Profissionais da coordenadoria de Políticas Sobre Drogas participam do Simpósio Internacional sobre Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), que acontece na Cruz Vermelha, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (13), das 9h às 17h. Os representantes de Macaé apresentarão as ações desenvolvidas sobre o assunto no município. Com o tema “Mamãe, quero nascer saudável”, o objetivo é ressaltar a importância do cuidado da mãe na gravidez, evitando o uso do álcool.
O SAF é um conjunto de manifestações teratogênicas que alteram a forma e o funcionamento dos órgãos com o consumo de álcool pela mãe na gravidez. Segundo os especialistas, a síndrome é 100% previsível e evitável.
O objetivo do simpósio é avaliar e discutir os projetos e iniciativas já implementados ou em implantação, além dos contextos e apoios possíveis como políticas públicas municipais. A ideia é que cada município apresente a sua situação, promovendo o intercâmbio de experiências e desenvolvimento sustentável dos respectivos projetos.
Os representantes de Macaé são: gerente do Núcleo Inserção na Atenção Básica, Rita de Cássia Sarmento; gerente do Núcleo de Inserção na Atenção Terciária e Saúde Ocupacional, Martha Almeida; gerente do Núcleo de Inserção na Educação, Adriana Feliciano.