NEPS oferece capacitação contínua no atendimento em Saúde
22/11/2024 08:17:00 - Jornalista: Juliana Carvalho
Foto: Rui Porto Filho / Divulgação
Formações atendem da Atenção Básica à Alta e Média Complexidade
Contribuir para o contínuo aprimoramento profissional de quem atua na rede municipal de saúde, esse é o objetivo do trabalho realizado pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS). Com formações, palestras, workshops e outras atividades, o setor vem somando para quem já atua no setor e de quem se prepara para entrar, como é o caso dos acadêmicos, através da parceria com a UFRJ-Macaé.
As aulas acontecem presencialmente, no setor localizado em área anexa ao Hospital Público Municipal (HPM), onde há salas e auditório; por plataforma online e ainda de forma híbrida. “Cada formato depende muito da proposta que nos é passada, a carga horária, público-alvo, com isso, vamos montando a grade e a forma como o curso será ministrado”, detalha Eliane, que acrescenta que o atendimento abrange todos os setores desde a Atenção Básica à Alta e Média Complexidade, oferecendo certificação própria aos participantes.
“O objetivo principal do NEPS é a formação contínua dos profissionais de Saúde e em diferentes segmentos, por exemplo, de quem atua na portaria ao atendimento médico. E isso acontece de maneira dinâmica. Quando há alguma necessidade pontual o setor nos encaminha e a gente prepara todo o escopo para atender aquela formação solicitada”, explica Eliane de Araújo Santos, coordenadora do NEPS.
“Todas as formações, workshops, palestras quando há emissão de certificado, é feita pelo próprio NEPS. De 2022 até agora são cerca de 1.200 certificados emitidos aos participantes”, informa.
Além do trabalho dedicado a quem já atua na Saúde, o NEPS também é responsável pelos estágios do setor, recebendo estagiários de diferentes áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia e encaminhando-os para atuação na rede, como é o caso de Viviane de Souza Ferreira. A estudante de Enfermagem da UFRJ, fala da experiência oferecida pelo setor. “Essa convivência com a realidade do trabalho contribui muito para a nossa formação, então acaba sendo fundamental esse trabalho do NEPS, além das sessões clínicas que a gente faz aqui, em que trazemos os casos para discussão e detalhamento”, apontou.
O NEPS também realiza projetos voltados aos cuidados dos pacientes internados no HPM, como oferta de cuidados de beleza, através da parceria com a cabeleireira Nilcea Bardasson e o Reconectar que aborda a alegria e a resiliência no local de trabalho.
"São muitas frentes de trabalho e tudo sempre muito focado no acolhimento e sensibilidade, tão essenciais a quem atua lidando com a saúde, uma área tão dinâmica, complexa e que requer um aprimoramento constante”, conclui Eliane.