Nuam promove curso para gestante no UBS da Barra

11/05/2011 12:38:13 - Jornalista: Lione Acácia - estagiária

As gestantes atendidas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da Barra podem se inscrever para o Grupo de Gestantes, que acontecerá na própria unidade. O encontro está marcado para a próxima terça-feira (17), às 13h, na Secretaria de Agricultura, ao lado do USB da Barra, e tratará de assuntos relacionados à qualidade de vida e saúde da gestante. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente na UBS da Barra.

Os encontros são para gestantes que fazem pré-natal na unidade. O objetivo é esclarecer dúvidas e ajudar as mães na solução de problemas. Com um bate papo simples, e através de troca de experiências, elas descobrem soluções para problemas como amamentação.

Apesar de não ser o único assunto tratado, o aleitamento materno é sempre abordado, pois a amamentação promove vantagens fisiológicas e psicológicas, e cria um forte vínculo entre a mamãe e o bebê. Uma das preocupações da equipe de profissionais envolvidos nos encontros é diversificar os assuntos, pois as mães tem muitas dúvidas. A intenção é que as gestantes fiquem bem informadas durante todo o pré-natal.

Outro assunto que será tratado durante o evento será sobre a saúde bucal, tanto da gestante quanto do bebê. Hoje sabemos da importância de se tratar da higiene bucal mesmo antes do nascimento dos dentinhos. Este é um dos trabalho realizados na unidade: as gestantes são acompanhadas por dentistas, mesmo depois do nascimento do bebê.

Estarão trabalhando no evento profissionais de saúde que atendem na Unidade Básica de Saúde da Barra. São enfermeiras, técnicas e acadêmicas de enfermagem, assistentes social, nutricionistas e dentistas, que trabalham no atendimento pré-natal.
Além de saúde bucal e amamentação, assuntos como planejamento familiar e cuidados com gestantes e bebês, serão tratados. No dia, as mamães serão recepcionadas com um lanche, receberão folhetos informativos e participarão de sorteios.