Pactuação entre Macaé e Estado garante ampliação de assistência oncológica

17/05/2022 15:54:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Rui Porto Filho

Hospital São João Batista pode ser Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia

O governo municipal estabeleceu nesta semana mais um passo importante na estratégia de ampliação da assistência e tratamento de pacientes em Macaé. A prefeitura pactuou, de forma oficial, junto ao governo do Estado, o credenciamento e habilitação do Hospital São João Batista como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). A partir de agora, o processo segue para análise final junto ao Ministério da Saúde.

A parceria entre o município e o Estado foi estabelecida através da publicação da deliberação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de nº 6.816. O documento oficializa a decisão das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde de estabelecer em Macaé uma unidade referenciada para tratamento de pacientes oncológicos, por meio do direcionamento de verbas estaduais e federais de forma direta ao serviço mantido pelo Hospital São João Batista.

“Essa pactuação é fruto da dedicação do nosso governo em fortalecer o trabalho já realizado pelo Hospital São João Batista que passará a ser referência em nossa região no tratamento oncológico ao se credenciar como Unacon. Agora, o passo seguinte é obter o credenciamento e habilitação do Ministério da Saúde para que verbas federais sejam direcionadas, via Estado e município, para custear a assistência que os nossos pacientes merecem”, explica o secretário municipal de Saúde, Alexandre Cruz.

A parceria entre o município e o Estado assegura também a destinação de recursos que somam cerca de R$ 12 milhões doados pelo Fundo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), através do trabalho no legislativo do deputado estadual Chico Machado, para aquisição de aparelho de radioterapia, que passará a compor o serviço municipal de oncologia, ampliando assim a oferta de tratamento.

Ao se credenciar como Unacon, o serviço municipal também ampliará a realização de cirurgias e aquisição de medicamentos e insumos essenciais ao tratamento dos pacientes oncológicos da cidade.

“Esse é o resultado do trabalho de várias pessoas que entendem a angústia e lutam para tornar o tratamento dos nossos pacientes oncológicos mais humanizado”, destacou o prefeito Welberth Rezende.