Palestra aborda alimentação saudável
Foto: João Barreto
Consumir mais legumes e verduras está entre as orientações de nutricionistas da rede
O Ambulatório Especializado em Obesidade da Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) e estudantes do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizaram na manhã desta terça-feira (11), no Núcleo Municipal de Apoio ao Paciente Oncológico, uma palestra sobre alimentação saudável.
De acordo com a coordenadora da Linha de Cuidado com Pacientes com Sobrepeso e Obesidade da Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição, Rejane Reis, o objetivo é traçar um Plano Alimentar para os pacientes que estão à espera da cirurgia bariátrica ou para os que estão interessados em perder peso com alimentação saudável. "Quem faz esse tipo de cirurgia deverá manter hábitos alimentares saudáveis", ressaltou.
A estudante do curso de Nutrição, Taylane Fragoso, explica que muitas pessoas afirmam que fazer dieta custa caro e por isso, eles elaboraram um caderno com receitas mostrando os preços cobrados nos estabelecimentos de Macaé.
"Separamos 12 receitas saudáveis para apresentar aos pacientes e distribuímos também mudas de temperos para incentivar o consumo de produtos frescos", explicou.
A cabeleireira Devanir Lopes, que tem problemas de tireóide, conta que participa do grupo há dois meses e já está tendo resultados positivos.
- Emagreci cinco quilos. Antes a minha alimentação não era boa, pois consumia muita massa e outros alimentos não muito saudáveis. Hoje, procuro comer mais legumes e verduras. Acho bastante interessante essa palestra e pretendo fazer todas as receitas, contou.
Ela acrescentou ainda que também participa dos exercícios físicos e afirma que se sente mais disposta para trabalhar e realizar suas atividades durante o dia todo.
Para participar do grupo, é necessário que a pessoa possua Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 e tenha encaminhamento do médico ou outro profissional de curso superior da rede municipal de saúde.
O Núcleo Municipal de Apoio ao Paciente Oncológico possui uma equipe multidisciplinar composta de psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista e endocrinologista.
Mais informações na sede da Catan, que fica na Rua Dr. Luiz Belegard, 139, Centro, ou através do telefone (22) 2759-1024.