Prefeitura realiza nova contagem de índice da dengue

23/05/2011 15:00:07 - Jornalista: Lione Acácia - estagiária

Foto: Ana Chaffin

larvas serão recolhidas para análise

A prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Saúde, continua trabalhando para garantir o controle da dengue no município. Começou nesta segunda-feira (23), o terceiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypi (LIRAa) deste ano.

Cerca de 120 agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) irão percorrer as residências e comércios eliminando os criadouros e recolhendo as larvas para análise. Segundo o coordenador do CCZ, Rogério Lemos, para a execução do levantamento o município de Macaé foi dividido em 12 extratos, sendo lançado em seguida no programa do LIRAa que seleciona aleatoriamente quais os quarteirões a serem trabalhados em cada localidade.

A pesquisa, realizada por amostragem, tem como objetivo verificar a quantidade de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue presente nos domicílios. Os índices do LIRAa ajudam a definir as metas de trabalho da equipe, identificando os locais onde existe maior incidência de criadouros, para que sejam realizadas ações mais efetivas de controle da doença.

- O LIRAa é uma importante ferramenta que nos ajuda a identificar as áreas da cidade que estão mais sujeitas à proliferação do mosquito e consequentemente, à transmissão da doença, direcionando o trabalho que é realizado diariamente pela nossa equipe -, afirmou Rogério.

Ele falou ainda da importância dos moradores receberem os agentes e seguirem as orientações para ajudar no combate à doença. Apesar da mudança climática, os agentes do CCz precisam continuar com o trabalho de combate a dengue e contar com a ajuda da população. Essa é mais uma ação dentro do calendário epidemiológico da cidade, onde existem ainda duas LIRAas para serem realizadas neste ano.

O Aedes pode se reproduzir em diversos depósitos como, por exemplo, casca de ovos e até tampas de refrigerantes. Os ovos do mosquito ficam grudados nas paredes dos recipientes e podem esperar até 400 dias para entrar em contato com a água e eclodir, originando as larvas que se transformam no mosquito adulto transmissor da doença. “O meio mais eficaz de combate à dengue é garantir a eliminação desses criadouros”, disse.

Para ajudar, o CCZ montou um pequeno guia como agir em cada situação.

Confira abaixo:
1 - Com vasos de planta – Encha de areia até a borda os pratinhos destes vasos.
2 – Com Tambores, barris ou tonéis – Mantenha-os vedados e em lugares fechados. E fique atento para que não acumule água em cima da vedação.
3 - Com calhas, lajes e ralos - Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas. Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje. Verifique se há entupimento nos ralos e se não for utilizá-los, mantenha-os vedados.
4 –Com o lixo - Não jogue lixo em terrenos baldios. Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc. Feche bem o saco de lixo e mantenha em local protegido até recolhimento pelo serviço de limpeza.
5 – Com a caixa d´água - Mantenha a caixa d´água sempre vedada com tampa adequada, sem nenhum furo. E fique atento para que não acumular água em cima da vedação.
6 – Com pneus - Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local coberto e abrigados da chuva.
7 - Depósitos naturais - Depressões de terreno também são possíveis poças de água parada. Preencha-os com areia ou pó de pedra.