Profissionais finalizam curso de Atualização em Saúde da Família
Foto: João Barreto
Este curso teve cinco turmas e beneficiou 325 agentes comunitários de saúde
A tarde desta terça-feira (30), no auditório Cláudio Ulpiano da Cidade Universitária, foi especial para 82 agentes comunitários de saúde de Macaé. Foi a última aula do curso de 'Atualização em Saúde da Família'. Nela, houve orientações de profissionais da Coordenação da Divisão Especializada da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) para agentes provenientes de vários locais, desde o Sana até a Bicuda, passando pelo bairro Malvinas.
Segundo o agente comunitário de saúde Rodrigo Ribeiro, que atua para a população do bairro Malvinas, o curso valorizou o conhecimento profissional com a comunidade. Como exemplo, ele citou a formatação e o preenchimento de cadernetas de vacina. A turma dele refere-se à quinta edição, cujo início deu-se no dia 19 de março de 2019, perfazendo 100 horas de aulas.
Já Maria Bohrer, agente comunitário de saúde que exerce suas atividades no distrito do Sana, disse que aprendeu quesitos sobre hipertensão arterial, diabetes, saúde da mulher, do homem, do adolescente e da criança. "O diabético e o hipertenso devem ser acompanhados periodicamente com orientações corretas sobre as receitas medicamentosas", conta ela.
A agente comunitária Creuza Inete, que orienta moradores da Bicuda Grande, afirmou que gostou de todos os tópicos do curso de Atualização em Saúde da Família, pois estes a ajudaram a atuar com visitas às famílias. "De idosos a recém-nascidos, fomos formados para auxiliar com eficácia a célula familiar seja qual for a necessidade que ela tiver em termos de saúde", informou ela.
Este curso, que teve cinco turmas e beneficiou 325 agentes comunitários de saúde, iniciou-se em fevereiro de 2017. É resultado de parceria entre a Secretaria de Ensino Superior e a Secretaria Municipal de Saúde. Os organizadores desses eventos são o coordenador técnico da Estratégia de Saúde de Família (ESF), Sergio Ornellas; a enfermeira Míriam Benjamin e Luzia Santana, como apoio técnico da coordenação.