Programa Saúde da Famíília promove o evento “PSF na Praça” em Macaé

22/11/2010 16:06:51 - Jornalista: Emmanuel Rosestolato - estagiário

O Programa Saúde da Família (PSF), da Secretaria Municipal de Saúde de Macaé, promove nesta terça-feira (23), na Praça Veríssimo de Mello o evento “PSF na Praça”, das 9h às 16h. O programa colocará à disposição todos os serviços que são atualmente prestados nos PSFs, levando informação, orientação e prevenção à população.

Estarão disponíveis serviços de enfermagem, serviço social, nutrição, odontologia e fisioterapia, que podem ser encontrados em todos as 29 unidades do PSFs.

- O nosso objetivo é apresentar às comunidades onde o PSF não atua e também para as pessoas que estarão passando pela praça os serviços prestados nas unidades. Assim, elas podem se prevenir, ter um acompanhamento e o tratamento adequado para o problema, disse o coordenador do PSF, Welberth Porto Rezende.

No local, os profissionais estarão dando orientações sobre saúde. Se durante o evento for verificado que alguém precisa ser atendido, será encaminhado à unidade PSF próxima da residência da pessoa. Caso a pessoa não more próxima a área de atendimento do programa, será encaminhada para um dos programas municipais de saúde.

As equipes do Programa Saúde da Família têm a função de identificar os problemas de saúde da população, fazer o acompanhamento de gestantes e recém-nascidos, monitorando seu crescimento e desenvolvimento, identificando e controlando o tratamento de doentes agudos e crônicos (hipertensos, diabéticos, asmáticos, cancerosos, doentes mentais), entre outros, além do encaminhamento e acompanhamento de doentes para cuidados secundários e terciários.

O PSF Macaé, Implantado em 1998, no primeiro ano tinha uma cobertura populacional de 12%. Atualmente com 29 equipes de saúde da família abrange 82.433 habitantes, o que corresponde a 52% da população, sendo 100% da população na zona rural.

Em termos quantitativos, já é possível identificar impactos positivos ao comparar indicadores de saúde: aumento da cobertura vacinal, diminuição de coeficiente de mortalidade infantil, índice de recuperação da desnutrição infantil no grupo de crianças de 0 a 59 meses além das ações desenvolvidas junto ao grupo de gestantes, hipertensos, diabéticos e idosos acamados que passaram a ter controle integral por parte da equipe.