Programação marca Semana de Luta Antimanicomial de 18 a 23 de maio
A Semana de Luta Antimanicomial que começa no domingo (18) tem como objetivo a conscientização da sociedade.
Com uma política de saúde mental pautada em ações que visam a inclusão social e a garantia de direitos, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Gerência de Saúde Mental, preparou uma extensa programação entre os dias 18 e 23 de maio para marcar o Dia de Luta Antimanicomial (18). A data reforça a reestruturação do modelo assistencial em Saúde Mental, em que o tratamento da pessoa em sofrimento psíquico grave é realizado sem internação.
A Semana de Luta Antimanicomial que começa no domingo (18) tem como objetivo a conscientização da sociedade sobre a importância de se discutir e mostrar a situação da saúde mental, além da valorização dos direitos das pessoas em sofrimento psíquico. “Ressaltamos a importância dessa programação para fomentar o debate sobre a saúde mental no município e reafirmar o compromisso com práticas antimanicomiais e de cuidado em liberdade”, disse a gerente de Saúde Mental, Lorrane Pinheiro.
A programação da Semana de Luta Antimanicomial contará com roda de conversa, caminhada, Fórum, Roda de Samba, piquenique e Cine Debate. No primeiro dia do evento, domingo (18), a partir das 9h, acontecerá um café e roda de conversa com o Coletivo Ivone Lara, na Praia da Imbetiba. A programação inclui ainda, um evento festivo com uma roda de samba com o Grupo Sem Limite.
Luta - A luta antimanicomial surgiu como um movimento social. Antes acreditavam que a melhor forma era o isolamento nos hospitais psiquiátricos. No Brasil, desde 1987, foi conquistado o tratamento humanizado, aliado aos direitos humanos, criando também um espaço de convivência.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) são espaços para o acolhimento de pacientes com transtornos mentais graves e persistentes, em tratamento não hospitalar. A função é prestar assistência multiprofissional, visando à reintegração dos doentes à família e à sociedade, construção de uma sociedade igualitária em direitos.
Programação da Semana de Luta Antimanicomial
18/05 – 9h - Praia de Imbetiba - Café e Roda de Conversa com o Coletivo Ivone Lara
19/05 – 9h - CECO - Café com a Gerência de Saúde Mental - Voltado para usuários e familiares
20/05 – 9h - Caminhada Antimanicomial da Praça Veríssimo de Mello até a Praça Washington Luís
21/05 – 8h30 – SINDIPETRO - Fórum de Saúde Mental: "Luta Antimanicomial: o desafio continua"
21/05 – 14h - CAPS AD Porto - Roda de Samba com o Grupo Sem Limite
22/05 – 9h - Café da Saúde Mental na Praça do Parque Aeroporto
22/05 – 9h - Piquenique do CAPSi na Praia de Imbetiba
22/05 – 9h - CAPS Betinho – Café e roda de conversa
23/05 – 9h – CineDebate na Lyra dos Conspiradores com a participação de trabalhadores da rede de saúde e intersetorial