Projeto “Que mato é esse” faz entrega de hortaliças

05/06/2023 08:39:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Onze instituições foram beneficiadas na última colheita do projeto

Mais uma colheita do projeto “Que mato é esse” – uma ação voluntária que tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde – fez a alegria de crianças, idosos e pacientes acamados. Foram distribuídas cerca de 2.500 hortaliças, resultado do plantio feito em abril. Alfaces roxa, crespa, americana, lisa, couve, chicória, mostarda, cebolinha e salsa foram parar no prato da população.

Nessa última colheita foram atendidas e ofertadas hortaliças para 11 instituições locais: ESF Campo D Oeste; CRIAAD; Sentrinho; APAE; Creche Municipal do Morro de São Jorge; Lar de Maria; Casa do Idoso; Recanto dos Idosos; Toca de Assis; Centro POP; ILPI de Idosos do Hotel de Deus.

Coordenador do projeto, Jaques Cavalcanti – que é assistente social da Secretaria de Saúde do município – explica que, atualmente, são seis canteiros espalhados em instituições parceiras, com perspectiva de ampliação.


“Nossos objetivos são consolidar e ampliar uma ‘corrente do bem’, de apoio solidário ao público-alvo com ações de saúde, assistência social, educacionais, pedagógicas de alimentação saudável, hábitos alimentares, meio ambiente, parcerias, trabalho coletivo e solidariedade em rede. Atualmente o público-alvo do projeto se direciona para pacientes acamados e restritos do território de ESF; crianças de creches; adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas; pessoas com necessidades especiais (Sentrinho e APAE); idosos institucionalizados e população assistida em situação de rua”, observa Jacques.

Um novo plantio já está sendo planejado ainda para este mês de junho. Já são sete anos de atuação do projeto que nasceu na ESF do Campo D´Oeste, com a proposta de cumprir as etapas: plantio, cuidado, colheita e alimentação. O objetivo é integrar a população (sejam pacientes das unidades de saúde ou menores em cumprimento de medidas socioeducativas) ao contato com a terra e o cultivo do que é bom e saudável. A cada plantio, são mudas de hortaliças diversas. Após as colheitas, elas são doadas a pacientes e parceiros da ação.