Secretaria de Saúde

logo

Pronto Socorro Municipal ganha laboratório de análises clínicas

30/03/2022 13:59:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Bruno Campos

O objetivo é a otimização e descentralização do serviço laboratorial da Prefeitura de Macaé

Com capacidade para atingir cerca de 2 mil exames por dia, o Pronto Socorro Municipal, localizado no bairro Imbetiba, ganhou um Laboratório de Análises Clínicas, onde é possível realizar hemograma completo; exames bioquímicos; EAS; diagnóstico para infarto, além de testes, como: covid, arbovisores, gravidez, entre outros. O objetivo é a otimização e descentralização do serviço laboratorial da Prefeitura de Macaé para que seja possível um diagnóstico precoce, medida que pode salvar vidas. A inauguração aconteceu na manhã desta quarta-feira (30).

Na ocasião, o secretário de saúde, Alexandre Cruz, anunciou que o Pronto Socorro Municipal - unidade de urgência e emergência que atende, em média, 400 pacientes por dia e conta com 36 leitos, sendo seis de politrauma - está em processo de credenciamento para que seja transformado em um hospital de pequeno porte.

"A Secretaria de Saúde tem obrigação moral de realizar um atendimento de ponta, humanizado. Temos consciência dos problemas que precisamos resolver, mas a gente segue implantando políticas públicas na área para proporcionar a população, cada vez mais, saúde de qualidade", destacou o secretário.

De acordo com o diretor da unidade, Márcio Bittencourt, antes, os exames colhidos na unidade eram levados para o Hospital Público Municipal (HPM). "Com o laboratório, ganhamos mais agilidade. Quando chega um paciente com suspeita de infarto, por exemplo, agora é possível fazer todos os exames com a rapidez necessária para tratar a doença. Além disso, a iniciativa ainda agiliza a alta hospitalar, o que promove a rotatividade e gera mais leitos para os munícipes. O ganho para o paciente é gigantesco", concluiu o diretor.

Os exames, que antes eram realizados apenas no HPM, hoje está disponível em mais três unidades: Pronto Socorro Municipal do bairro Imbetiba, Hospital Público Municipal da Serra (HPMS) e UPA da Barra. O secretário Alexandre Cruz ressaltou que o objetivo é aumentar ainda mais a oferta de laboratórios nas unidades de saúde do município.

A solenidade de inauguração contou com a presença da coordenadora dos laboratórios de análises clínicas do município, Keity Nocchi, que observou a quantidade de exames realizados. "O município atinge cerca de 20 mil exames de análises clínicas por mês. A expectativa é que esse número aumente em 20% com o início das atividades no Pronto Socorro da Imbetiba", disse Keity.

Unidade também ganha atendimento odontológico

Além do laboratório, a unidade também iniciou o atendimento odontológico destinado a pacientes internados. O trabalho é realizado pela Coordenadoria Especial de Odontologia, que vai percorrer todas as unidades hospitalares municipais. "A iniciativa diminui o quadro infeccioso, pois a boca é uma porta aberta para infecção no período hospitalar", pontuou a coordenadora de Odontopediatria do município, Carla Bittencourt .


Fotos Relacionadas