Saúde Bucal e PSF participam de encontro na Associação Brasileira de Odontologia

14/04/2011 11:33:22 - Jornalista: Ana Paula Medeiros - estagiária

Toda equipe da Subsecretaria de Saúde Bucal de Macaé e auxiliares do Programa Saúde da Família (PSF) participaram, nos dias 2 e 9 de abril, do 103º Curso para Formação de Agente Comunitário da Saúde Oral. O encontro aconteceu na Associação Brasileira de Odontologia (ABO-RJ), das 8h às 18h.

Os objetivos do curso foram fornecer informações sobre prevenção, promoção e educação em saúde bucal, visando auxiliar comunidades e evitar, desta forma, a doença cárie e doença periodontal, e outras doenças bucais, suas consequências e desconfortos. As palestras foram ministradas por especialistas, professores e técnicos de diversas áreas da saúde.

O subsecretário de Saúde Bucal de Macaé, Márcio Junger, contou que o encontro auxiliou na capacitação dos profissionais da saúde, e que cursos como esses são importantes para aumentar a integração do grupo.

- A intenção da subsecretaria é promover mais eventos como esse em Macaé e também levar a equipe para esses encontros, aumentando a integração, humanização e a capacidade de todos os profissionais da saúde bucal do município, ressaltou Márcio.

A supervisora dos auxiliares de Saúde Bucal e Biosegurança, Lúcia Vacari, explicou que todos os 22 integrantes da equipe participaram na prática do curso. “No primeiro dia participaram de diversas palestras e no segundo, foram apresentados teatros e paródias para mais de dez municípios que estiveram presentes”, contou.

Dentro da programação do curso estavam os seguintes temas: Meio bucal: dentes e outras estruturas; A doença cárie; Doença periodontal; A gestante e o bebê; Câncer bucal; Métodos preventivos de higiene bucal; Restaurações dentárias - próteses; Emergências em Odontologia; Odontologia para pacientes portadores de necessidades especiais; Organização de oficinas de capacitação; Atitudes preventivas em saúde bucal; Oficinas de capacitação.

A diretora técnica da subsecretaria, Lenise Lima, informou que já está programando para levar um novo grupo para o 20º Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro, previsto para acontecer no mês de junho.