Saúde: Caps Betinho comemora o Dia da Luta Antimanicomial

20/05/2011 09:05:46 - Jornalista: Assessoria Educação

Para comemorar o Dia da Luta Antimanicomial, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps Betinho), da Secretaria de Saúde de Macaé, realizou, na quarta-feira (18), um chá cultural. A iniciativa foi promovida pela Associação de Usuários, Amigos e Parentes da Saúde Mental de Macaé (Aspas). A programação terá continuidade no dia 25 de maio com diversas atividades artísticas e culturais. O evento reuniu integrantes das oito unidades do Programa de Saúde Mental do município.

O objetivo das ações do Caps Betinho, segundo o coordenador técnico da unidade e terapeuta ocupacional, Júlio César da Silva, é consolidar a Reforma Psiquiátrica como política pública de saúde, buscando mediar um debate com a sociedade e criar um espaço de convivência. O centro atende 200 usuários. .

O presidente da Aspas, Edilson da Costa, afirmou que a associação estabelece uma relação de integração. “Não realizamos nada sozinho. O apoio de familiares é muito importante para o centro. Temos autonomia para promover ações com os usuários”, acrescentou Edilson.

Durante o chá cultural, os participantes estiveram envolvidos com apresentações musicais, bingo e exposição de quadros. O usuário Rubervá Guedes encantou a todos com versos da música “Amor I Love You”, de João Higino Filho.

- A luta antimanicomial surgiu como um movimento social. Antes acreditavam que a melhor forma era o isolamento nos hospitais psiquiátricos. No Brasil, desde 1987, conseguimos humanizar o tratamento, aliado aos direitos humanos, criando também um espaço de convivência, ressaltou Júlio.

Na próxima quarta-feira (25), a programação inicia com café da manhã, a partir das 8h30, e logo após haverá caminhada até a Câmara Municipal. Em seguida, terá cordel teatral no coreto do calçadão da Avenida Rui Barbosa. A comemoração continuará, às 14h, com uma cerimônia no Legislativo de Macaé, espaço em que será discutida a Reforma Psiquiátrica.