Saúde firma parceria com Associação Fluminense de Reabilitação

10/05/2011 11:23:58 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Visando a melhoria da qualidade de vida de crianças e adultos, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Centro Municipal de Reabilitação, firmou parceria com a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR) para disponibilizar órteses e próteses gratuitamente para os pacientes.

Na próxima quinta-feira (12), os técnicos da AFR estarão em Macaé para avaliar os pacientes e ver a necessidade de cada um para dar início na confecção do material que será doado.

A coordenadora do Centro Municipal de Reabilitação, Jussara Natalino, explica que esta parceria além de proporcionar a melhora no tratamento dos pacientes, através do uso das órteses e próteses, tem como meta facilitar o acesso dos mesmos a estes serviços.

- Por se tratar de uma unidade de referência no estado, os pacientes com necessidade de uso de próteses são encaminhados a sede da AFR, em Niterói. Para evitar o deslocamento dos pacientes solicitamos à equipe da associação que viesse a Macaé para avaliação e posterior entrega do material, diz acrescentado que em muitos casos os pacientes precisam ser avaliados pela equipe da associação até três vezes.

Nesta primeira visita, serão avaliadas 15 pessoas selecionadas pela equipe multidisciplinar do Centro Municipal de Reabilitação, de acordo com a gravidade. Jussara ressalta que, além de pacientes da unidade, também serão avaliados os assistidos pelo Núcleo de Saúde Mental e do Programa de Atenção Integral a Saúde do Idoso.

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, ressalta que, além de permitir o atendimento no município, esta parceria proporcionará melhor reabilitação dos pacientes, aumento da auto-estima e, principalmente, a inclusão social.

A terapeuta ocupacional, Melissa Borger, lembra que esta parceria vem atender as expectativas tanto dos profissionais quanto dos pacientes. “O município já oferece o tratamento clínico com equipe multidisciplinar, agora com a utilização das próteses vamos evitar que os pacientes, especialmente as crianças fiquem com alguma deformidade futura, pois possibilitaremos melhor tratamento”, frisa.

As órteses são equipamentos que complementam a função de um membro e as próteses substituem um membro.

O Centro Municipal de Reabilitação conta com os serviços de fisioterapia, programas como o de fisioterapia respiratória, RPG (Reeducação Postural Global), como também atendimento fonoaudiológico, psicológico, terapia ocupacional e de massoterapeuta.