Saúde promove curso sobre dengue, zika e chikungunya
Capacitação acontecerá dia 14 de dezembro, às 8h
Com o objetivo de capacitar médicos, enfermeiros, acadêmicos e profissionais de nível superior da rede pública e privada, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Programa de Vigilância Epidemiológica, promoverá um treinamento profissional em Dengue, Chikungunya, Zika e síndromes neurológicas associadas. O curso conta com o apoio da Unimed Costa do Sol e acontece, dia 14 de dezembro, às 8h, no auditório da Fundação Educacional de Macaé (Funemac). Os interessados podem se inscrever pelo e-mail inscricaoepidemio2016@hotmail.com.
Durante a capacitação serão repassadas todas as orientações referentes às doenças e aos protocolos de atendimento, como também manejo clínico, diagnóstico e tratamento.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin, lembra que a participação da população é fundamental no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das três doenças. A previsão é que, no próximo verão, aumente o número de casos de chikungunya, doença que pode causar incapacidades temporárias nas pessoas acometidas.
Programação
- 8h - Recepção
- 8h30 - Abertura
- 9h - Agente transmissor, perfil epidemiológico e notificação compulsória (Keity Jaqueline Chagas Vilela Nochi - bióloga sanitarista do Programa de Vigilância Epidemiológica)
- 9h30 - Manejo Clínico da Dengue, Chikungunya e Zika vírus (André Faria - médico infectologista, coordenador do C.C.I.H. do HPM)
- 10h30 - Coffee break
- 11h - Síndromes Neurológicas Associadas ao Zika vírus (Lívia Lobo - neuropediatra do HPM e do Hospital da Unimed Costa do Sol, preceptora do internato da UFRJ campus Macaé e da residência médica em Pediatria da Secretaria de Saúde)
- 12h - Atuação do Programa Follow Up na rede de atendimento às microcefalias no município de Macaé (Marília da Glória Gomes Rangel Silva - coordenadora e fonoaudióloga do programa para acompanhamento do recém-nascido de risco (Follow Up)
- 13h - Encerramento