Saúde promove pré-campanha contra a Dengue em Córrego do Ouro

13/04/2011 16:21:41 - Jornalista: Andréa Pessanha

Foto: Arquivo Kaná Manhães

Campanha inclui homeopatia

Para dar continuidade as ações de intensificação para evitar a disseminação dos casos de dengue no município, será realizada nesta quinta-feira (14) a pré-campanha do Dia D de Combate à Dengue, na praça principal do distrito de Córrego do Ouro, das 8h às 16h. Na ocasião serão distribuídas doses do medicamento homeopático “Gelsemium”, além de material impresso explicativo sobre o assunto. O Dia D de Combate à Dengue acontece neste sábado (16), com ações em vários bairros.

De acordo com a gerente do programa de Homeopatia e práticas integrativas, Maria Luiza Zampieri, as doses que serão aplicadas na pré-campanha de Córrego de Ouro serão suficientes para atender toda a comunidade. “As pessoas que não puderem tomar o medicamento homeopático neste dia poderão procurar o PSF do distrito no horário normal de atendimento, de segunda à sexta-feira”, explicou.

Maria Luiza acrescenta que a equipe do programa de homeopatia tem visitado as casas dos moradores do município para fazer a aplicação do medicamento nos pacientes acamados e também tem aproveitado para fazer pesquisas sobre os casos positivos de dengue.

Outra ação que a Secretaria de Saúde está fazendo é a realização de mutirões nos bairros para o combate à dengue. Esta semana , o mutirão está sendo realizado nos bairros Malvinas e Lagomar, com os agentes de endemia desenvolvendo o trabalho de conscientização da importância da eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Sobre a Homeopatia

A Homeopatia é uma especialidade médica que visa estimular as defesas naturais do organismo, induzindo a pessoa a se recuperar da doença pelas suas próprias forças;

A Homeopatia está respaldada pela Lei Federal: Portaria nº 971 do Ministério da Saúde desde 2006, e há mais de 200 anos vem sendo usada em epidemias, como por exemplo: dengue, gripe, cólera, tifo, dentre outras, sendo estatisticamente comprovada sua eficácia;

Não é VACINA, logo não imuniza contra Dengue,porém busca atenuar o quadro febril, as dores no corpo e diminuir os riscos das complicações hemorrágicas.

Veja os postos de aplicação das gotinhas no Dia D de Combate à Dengue

1- Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas
2- Calçadão
3- Praça Veríssimo de Mello
4- Terminal Central
5- UBS-Maringá
6- Macaé Plaza Shopping
7- MacDonald
8- Campo de Futebol na subida do Jardim Santo Antônio
9- Entrada do bairro Malvinas
10- PSF (s) : Morro de São Jorege, Ajuda de Baixo, Ajuda de Cima, Planalto da Ajuda e Lagomar (próximo à Associação de moradores)
11- Entrada da Nova Holanda
12- Em frente à Praça Principal do Aeroporto
13- Postos Volantes – Hospital São João Batista, Asilo, Pronto Socorro Pediátrico, HPM, Alojamento de Peões (em frente à Pousada da Cidadania), Recanto do Idoso, Lar São Francisco, Pousada da Cidadania, Piracema e Águas Maravilhosas.
O Programa de Homeopatia e Práticas Integrativas funciona à Rua Tenente Coronel Amado, nº 239 – 1º andar – Centro – Macaé/RJ. Tel.: (22) 2759-3292