Saúde promove V Simpósio Municipal de Enfermagem

12/05/2011 12:42:37 - Jornalista: Tatiana Gama e Lione Acácia

Foto: Ana Chaffin

O objetivo da comissão organizadora é mostrar como o profissional está inserido em vários contextos da sociedade

Com o tema “Nossas muitas maneiras de cuidar”, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Coordenação de Enfermagem, abriu na quarta-feira (11), o V Simpósio Municipal de Enfermagem. O evento prossegue, nesta quinta-feira (12), no Instituto Federal Fluminense (IFF), reunindo profissionais e estudantes da área com uma programação que inclui palestras, oficinas e treinamentos. O objetivo da comissão organizadora é mostrar como o profissional está inserido em vários contextos da sociedade, além de comemorar o Dia da Enfermagem.

Na solenidade de abertura, o coordenador municipal de emergências, Ricardo Goulart, representou o secretário municipal de Saúde, Eduardo Cardoso. Também estiveram presentes a coordenadora municipal de Enfermagem, Elizabeth Ferolla, a coordenadora de Enfermagem do PSF, Ivonete Silva, a diretora do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/RJ), Nádia Ramalho, e o coordenador municipal das estratégias do PSF, Elbert Resende.

“A diversidade do cuidado em enfermagem: nossas muitas maneiras de cuidar” foi o tema abordado pela palestrante Hayda Alves, professora do pólo universitário da Universidade Federal Fluminense (UFF) Rio das Ostras e doutoranda em Saúde Pública pela Fio Cruz. “Nas diversas práticas de cuidar é preciso falar de interação. Ela acontece em diferentes espaços de produção como hospital, atenção básica e doméstica. Neste sentido, destacamos a superação para construir um cuidado efetivo, o desenvolvimento da política de saúde, e a valorização da categoria”, ressaltou a palestrante.

O objetivo desse simpósio, além de comemorar o Dia da Enfermagem, 12 de maio, promove a integração entre estudantes e profissionais, permitindo que estes, através das palestras e oficinas reciclem seus conhecimentos e conheçam as novidades.

Elisabeth Ferolla falou sobre a importância de conscientizar a categoria. “Diversos temas de interesse dos profissionais e estudantes são discutidos neste encontro. Nossa expectativa é que todos se conscientizem do cuidar melhor”, disse a coordenadora municipal de Enfermagem.

A estudante Luciana Tavares afirmou que o simpósio esclarecerá várias dúvidas sobre as atividades da enfermagem. “Os profissionais têm uma vivência que ainda não temos. Espero aprimorar meus conhecimentos com este encontro”, acrescentou.

“O evento aborda temas de acordo com o crescimento de Macaé. Isto mostra que a categoria está antenada com o mercado de trabalho. A enfermagem tem que continuar forte não só pelo ato de cuidar, mas porque é fundamental em diversos setores da saúde”, afirmou Ricardo Goulart, acrescentando a importância da política de educação continuada dos profissionais da Saúde.

Estavam presentes 300 profissionais e estudantes de Macaé e de cidades vizinhas, que driblaram a falta de tempo, se esforçando para participar. A primeira palestra do dia foi sobre “Enfermagem offshore: cenário atual, novas perspectivas e mercado de trabalho para técnicos de enfermagem e enfermeiros.” Essa palestra atende aos profissionais que estão inseridos em estruturas como as plataformas e empresas da área de petróleo.

A representante da Comissão Organizadora do evento, Lilian Alencar, informou que nesta quinta-feira (12) haverá atualização da carteira de vacinação, distribuição de medicamento homeopático contra a dengue, sorteios de brindes, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante e um espaço zeen com massagistas, esteticistas e manicures.

“Ao promover um simpósio, estamos abrindo uma oportunidade de aproximação entre colaboradores e treinando todos de uma vez só. A coordenadoria, o profissional e o usuário ganham com isso. Além disso, nós estamos ajudando o profissional a realizar atividades que geralmente não tem tempo de fazer”, disse ela.

Para presentear a categoria, a diretora do Coren/RJ, Nádia Ramalho, ressaltou que no próximo mês o Conselho Regional de Enfermagem vai inaugurar uma sede em Macaé.