logo

Saúde realiza ação de prevenção às hepatites virais

25/07/2019 14:57:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Rui Porto Filho

No Brasil, estima-se que 15% da população já foi contaminada e 1% seja portadora crônica da hepatite B

Com a proposta de conscientizar sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais que, se tratadas adequadamente, possuem alto índice de cura, a Prefeitura de Macaé realizou ação, na manhã desta quinta-feira (25), na Praça Veríssimo de Mello. A atividade é alusiva ao 'Julho Amarelo', instituído este ano pelo Governo Federal como o mês de conscientização sobre a doença. O objetivo é reforçar as iniciativas de vigilância, prevenção e controle do agravo. Desde 2010, o dia 28 de julho foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.

Na ocasião, equipes da Coordenação do Programa DST/Aids, ligado à Secretaria de Saúde e, também, da Coordenação de Políticas de Acesso e Gênero, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade distribuíram folhetos explicativos e preservativos, além de esclarecimentos de dúvidas.

Mirian Nascimento (60) passou pela Praça e resolveu parar. Ela contou que na sua juventude foi diagnosticada com hepatite B, uma doença causada por vírus e que acarreta inflamação do fígado. Entre as hepatites existem as causadas pelos vírus A, B, C, D e E. No Brasil, estima-se que 15% da população já foi contaminada e 1% é portadora crônica da doença. A hepatite do tipo B é uma doença infecciosa, também chamada de soro-homóloga.

"Eu fiz o exame recentemente e foi constatado que o vírus não está mais reativo. Mas, confesso que estou muito feliz com a ação, as pessoas precisam saber que o município oferece o teste e o tratamento, de graça", pontuou Mirian.

O Programa DST/Aids oferece testagem rápida para diagnóstico de hepatites B, C, Sífilis e para Aids. Para realizar a testagem é preciso fazer o agendamento na sede do programa, na Rua Alfredo Backer, 182, no Centro ou pelo telefone 2796-1704.

Programa - O DST/Aids conta com equipe multidisciplinar. A porta de entrada do serviço é o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Por meio do CTA, os usuários passam por uma entrevista com assistente social ou psicóloga, na qual são encaminhados para fazer os testes anti-hiv (diagnóstico), sífilis (treponêmico) e hepatites B e C (triagem). Os resultados saem em 30 minutos e o paciente é orientado pelo profissional que fez o primeiro atendimento.

O Programa DST/Aids conta com médicos de diversas especialidades, como infectologistas, clínico geral, pediatra, dermatologista, ginecologista, além de psicólogos, enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem, farmacêutico, assistentes sociais, biólogos e profissionais de apoio.


Fotos Relacionadas