Secretaria de Saúde

logo

Serviço de farmácia beneficia população

04/05/2015 11:33:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom

Acesso aos medicamentos essenciais evita a interrupção de tratamentos

Em Macaé, em média, cerca de três milhões de unidades, entre medicamentos essenciais e especiais, são fornecidos, mensalmente, por meio de programas municipal, estadual e federal de assistência farmacêutica. Na cidade, o serviço de farmácia é oferecido em seis Unidades Básicas de Saúde (USB), sete Unidades de Pronto Atendimento, no Centro de Especialidade Médica Dr. Moacyr Santos (Barracão) e nos dois Núcleos de Referência de Atendimento à Mulher e à Criança (Nuamc).

O município possui ainda três farmácias municipais e uma Farmácia de Rede Própria do Programa Aqui tem Farmácia Popular do Ministério da Saúde, a Farmácia Popular do Brasil. No prédio da Farmácia Municipal Central (Rua Velho Campos, 625, Centro, telefone 2796-1092), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a população é assistida também pelos serviços Assessoria Farmacêutica e Farmácia Especial.

Para utilizar os serviços, o usuário deve estar acompanhado por um médico especialista. Depois de cadastrado, o paciente passa a ter acesso a listas de medicamentos específicos para o tratamento de doenças crônicas e raras ou ainda medicamentos com o custo mais elevado. A Assessoria Farmacêutica é custeada pelo município enquanto a Farmácia Especial (telefone 2762-4188) é um Polo de Componente Especializado, cujo custo com os medicamentos é de responsabilidade do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

Cerca de cem medicamentos essenciais são oferecidos nas USB, com exceção da USB Colônia dos Pescadores, no Centro; no Centro de Especialidades Médicas Dr. Moacyr Santos (Barracão), no bairro Miramar; no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, no Centro, e nos Núcleos de Referência de Atendimento à Mulher e a Criança, nos bairros Barra de Macaé e Aroeira, aos pacientes dessas unidades.

Todos os medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos (Remume), destinados à atenção básica, dentre eles os psicotrópicos, estão disponíveis à população macaense nas três farmácias municipais do Centro, Pronto Socorro do Parque Aeroporto e distrito de Trapiche. No momento, as insulinas e insumos (aparelho, fitas e seringas) destinados ao tratamento dos pacientes diabéticos são dispensados nas farmácias municipais do Centro e do Trapiche.

A Farmácia Popular do Brasil, situada na Rua Marcial Alves Moreira, 51, no bairro Cajueiros (telefone 2762-6423), fornece os medicamentos essenciais também a pessoas que foram atendidas nas redes particulares e filantrópicas. A farmácia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, sem interrupção e também aos sábados das 8h às 11h30.

Tanto na Farmácia Popular do Brasil, quanto nas farmácias municipais, os medicamentos para o tratamento da hipertensão, diabetes e asma são gratuitos. Basta que o usuário apresente um documento de identidade (RG), CPF e a receita médica. Nas farmácias municipais, as receitas desses medicamentos (exclusivamente da Rede Municipal de Saúde) são válidas por três meses; enquanto na Farmácia Popular do Brasil, por até 120 dias. O objetivo é evitar a automedicação e retorno deste paciente ao médico para o acompanhamento do tratamento. Todos os medicamentos somente são entregues a pessoas maiores de 18 anos de idade.

Os demais medicamentos da lista de essenciais são fornecidos com até 90% de desconto. Consulte a variedade e o custo unitário dos medicamentos (comprimidos e frascos, não cartelas) no link do Ministério da Saúde (http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/fevereiro/20/elenco-fp1-20-08-12.pdf) ou pelo Disk Saúde: 0800 61 1997. Constam na lista remédios para hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções, verminoses, cólicas, enxaqueca, queimadura, inflamações, entre outros, incluindo anticoncepcionais.


Fotos Relacionadas