Simpósio de Enfermagem começa nesta quarta-feira

09/05/2011 14:30:19 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Em comemoração ao Dia da Enfermagem (12 de maio), a Secretaria de Saúde de Macaé por meio da Coordenação de Enfermagem realiza esta semana o V Simpósio Municipal de Enfermagem. O evento acontece no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF) nesta quarta e quinta-feira (11 e 12). Durante dois dias, profissionais e estudantes da área participam de palestras, oficinas e treinamentos.

- Além de comemorar o dia da enfermagem e prestar uma homenagem à categoria estamos promovendo a integração dos estudantes de enfermagem com os profissionais atuantes, disse a coordenadora municipal de enfermagem, Elizabeth Ferolla. Ela acrescenta que este evento faz parte da política de educação continuada dos profissionais da Saúde.

Com o tema “Nossas muitas maneiras de cuidar”, o objetivo da comissão organizadora é mostrar como o profissional de enfermagem esta inserido em vários contextos da sociedade.

- A atuação do enfermeiro tanto pode ser numa empresa, quanto num hospital, posto de saúde, aldeia indígena, navio, entre outros, enfatiza uma das integrantes da Comissão Organizadora do evento, Lilian Alencar, acrescentando que na área de enfermagem o cuidar se apresenta com o sentido especifico de cuidar e não curar.

Dentro desta proposta de cuidado, o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso ressalta que a enfermagem é reconhecida essencialmente pelo ato de cuidar. “É uma profissão singular que vem aprimorando sua representatividade nos diversos âmbitos do processo saúde-doença do ser humano”, disse.

O evento que começa na quarta-feira (11), às 18h contará com a presença do prefeito Riverton Mussi e do secretário de Saúde Eduardo Cardoso. Após a solenidade de abertura, haverá palestra com a professora do pólo universitário da Universidade Federal Fluminense (UFF) Rio das Ostras e doutoranda em Saúde Pública pela Fio Cruz, Hayda Alves.

Na quinta-feira (12) as atividades terão inicio na parte da manhã com diversas atividades. Paralelo as oficinas, treinamentos e palestras será realizada vacinação para atualização da carteira de vacina, distribuição de medicamento homeopático contra a dengue, massagem, sorteios de brindes, CTA Itinerante (Centro de Testagem e Aconselhamento), esteticista e manicures para presentear a categoria de enfermagem.