Vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira

09/05/2011 14:36:17 - Jornalista: Ana Paula Medeiros - estagiária

Foto: Ana Chaffin

Gestantes, idosos, crianças de seis meses e dois anos e a profissionais de saúde tomar a vacina, disponível em 40 postos

A Campanha de Vacinação contra a Gripe, destinada a gestantes, idosos, crianças de seis meses e dois anos e ainda para a força de trabalho da saúde termina na próxima sexta-feira (13). Para evitar a infecção pelo vírus da gripe é importante que todas as pessoas que devem ser vacinadas procurem uma das unidades de saúde mais próxima e se imunizem contra a gripe.

A secretaria de Saúde de Macaé, através da Coordenadoria de Saúde Coletiva e Programa Municipal de Imunização, está distribuindo a vacina em 40 postos de saúde fixos e volantes, com o apoio de 300 profissionais da prefeitura.

A enfermeira Danielle Rosário, do Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, explica que a vacina distribuída protege contra os três principais vírus de gripe, do tipo A, tipo B e a influenza A (H1N1) e que a procura ainda é baixa nos postos.

- Até o momento mais de 10 mil pessoas já tomaram a vacina, mas ainda é um número baixo para Macaé. É importante lembrar que os profissionais da saúde também precisam ser imunizados, pois estão incluídos no grupo de risco. E vale lembrar que não há reações adversas após a vacina, ressalta Danielle.

A dona de casa Conceição do Nascimento, de 60 anos, toma a vacina sem medo e conta que é a segunda vez que entra na fila para se imunizar contra o vírus e diz ainda que nunca sentiu nada, além de melhorias para a sua saúde.

- Não senti nada e desde que tomei não tive gripe nenhuma. Varro casa, tiro poeira e não tenho mais coriza e nem nariz entupido. Recomendo tomar a vacina e acho que deveria ser para todos, destaca Conceição.

Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro.

A gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O público alvo da campanha são pessoas que fazem parte de um quadro de risco de maior vulnerabilidade à doença e que podem vir a sofre complicações durante o tratamento.

O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.