Vacinação contra gripe será prorrogada

13/05/2011 14:47:03 - Jornalista: Lione Acácia - estagiária

A campanha de vacinação contra a gripe será prorrogada até a próxima sexta-feira (20), em Macaé. Menos de 50% do grupo prioritário foi vacinado. Fazem parte desse grupo os profissionais de saúde, gestantes, idosos acima de 70 anos, crianças de seis meses a dois anos incompletos. De acordo com a determinação do Ministério da Saúde, para a eficácia deste programa de imunização, 80% dessas pessoas precisam ser vacinadas.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe A e a Gripe Comum (Influenza), é para gestantes, crianças entre seis meses e dois anos, idosos e profissionais da saúde. Em Macaé já foram distribuídas mais de 12 mil doses, mas a meta é vacinar 26 mil pessoas.

De acordo com a gerência do Programa Municipal de Imunização, o grupo que ainda precisa ser alcançado são as futuras mamães. Das 2.628 gestantes do município, apenas 36% receberam a vacina. “A baixa vacinação de gestantes se deve ao receio das futuras mães em prejudicar o bebê, mas a vacina não tem nenhum tipo de contraindicação neste sentido”, explica o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso.

Na outra ponta, está o grupo dos profissionais da saúde, que deu bom exemplo, e ultrapassaram a meta durante essa campanha. Em Macaé, 91% desses trabalhadores já se imunizaram e garantiram proteção contra o vírus da gripe.

A meta nacional é vacinar 24 milhões de pessoas. Para isso, o Ministério da Saúde disponibilizou 32,7 milhões de doses de vacinas contra as gripes normal e H1N1, em 33 mil postos de saúde de todo o país.

Essa campanha é realizada desde 1999, mas tinha como alvos apenas idosos e indígenas. Esse é o primeiro ano em que também foram incluídos crianças, gestantes e profissionais de Saúde.

A vacina só é contraindicada para quem tem alergia à chamada "proteína do ovo" ou apresentou reação alérgica em vacinações anteriores.