Vigilância Sanitária participa do projeto Integravisa
Foto: Divulgação
Objetivo é desenvolver metodologia e instrumentos para um planejamento integrado
A Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária – COVISA - participou, essa semana, do Projeto Integravisa, de qualificação das ações estratégias de Vigilância Sanitária junto ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). O evento é uma parceria entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
O Integravisa tem o objetivo de desenvolver metodologia e instrumentos para um planejamento integrado que considere as necessidades, metas, indicadores e responsabilidades dos entes SNVS já definidas, buscando convergência entre as prioridades da Anvisa e de estados e municípios.
Foram avaliados os serviços de todas as Vigilâncias Sanitárias de mais de cinco mil municípios do país, sendo convidados a participar do evento apenas 60 municípios escolhidos pela Anvisa, estando a Vigilância Sanitária de Macaé entre as escolhidas, juntamente com mais quatro municípios do Estado do Rio de Janeiro: Niterói, São Gonçalo, Duque de Caxias e Rio.
Este quarto encontro, que aconteceu no Rio de Janeiro, contou com a participação dos cinco municípios do estado, da Superintendência Estadual de Vigilância Sanitária, da Anvisa e dos pesquisadores do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Os representantes das vigilâncias municipais apresentaram palestra com o organograma, funcionamento e planejamento de cada órgão, especificando as demandas e dificuldades. A Anvisa entrevistou cada Vigilância Sanitária Municipal, com o objetivo de criar um planejamento de ações e estratégias que venham auxiliar as ações dos órgãos.
Representada no evento pelo coordenador, Bruno Paes, e pelo responsável pelo setor de Farmácia, Gilvan Sodré, a coordenadoria macaense foi elogiada pelo desempenho e organização, e por realizar integralmente todas as ações descentralizadas.