Voluntários participam do Dia D de doação de sangue

18/06/2022 16:13:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Bruno Campos

Campanha acontece neste sábado (18)

“Doar sangue é um gesto de amor”. Quantas vezes você já leu ou ouviu esta frase? E quantas vezes você foi doar sangue para salvar vida? Este sábado (18) foi dia para esta reflexão e voluntários participam da campanha “Dia D de Doação de Sangue – Junho Vermelho”, no Serviço Municipal de Hemoterapia, no Centro da cidade. “Ninguém sabe quando pode precisar de sangue”, destacou uma das voluntárias, Raissa Moura, 22 anos, moradora no distrito de Córrego do Ouro, na serra macaense.

Aguardando a sua vez para doar sangue, ela contou que viveu momento difícil em 2015 quando um tio, vítima de leucemia, precisou de transfusão. Na época com 15 anos, ela não podia doar sangue, mas, ao completar 16 recebeu autorização dos pais para ser doadora. “Nunca mais parei de doar. Meu pai também é doador. O meu objetivo é conseguir trazer mais doadores e vou conseguir”, disse.

A ação começou às 8h deste sábado e vai até às 18h. Os voluntários agendaram o atendimento no Portal da prefeitura. Emiliana de Jesus Massena Gelio, 48 anos, moradora no Bairro Glória, contou que só conseguiu doar por ser em dia de sábado. “Já doei há alguns anos, mas de segunda a sexta não consigo. Achei ótima a ideia da ação no fim de semana. Facilita bastante”, afirmou.

O coordenador do Serviço de Hemoterapia do município, médico Adelmo Henrique Daumas, disse que a campanha conseguiu o objetivo de reforçar a importância da doação regular e ampliar o número de doadores. “É importante que as pessoas participem porque sempre tem alguém precisando de sangue. É um ato de amor e de cidadania”, destacou. Segundo ele, atualmente, o estoque da unidade é médio e as pessoas devem continuar doando.

Os interessados podem procurar o Serviço que funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30, à Rua Dr. Bueno, 40, anexo ao Hospital São João Batista. Antes de doar, os voluntários são acolhidos pela equipe, participam de breve palestra sobre a importância da doação e conhecem como funciona a unidade de Hemoterapia. O serviço é vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Quem não quiser agendar o atendimento, pode ir direto à unidade, mas é necessário cumprir os requisitos para ser um doador e também têm benefícios. Além de doar amor, os voluntários são dispensados do trabalho no dia que doam sangue e recebem lanche depois de doar. O médico Adelmo frisou que doar sangue não é exame, portanto, pode tomar o café da manhã, desde que evite alimentos gordurosos e esteja hidratado.

Os voluntários passam por triagem feita pela equipe multidisciplinar e exame sorológico. A doação espontânea é dos 18 anos aos 69 anos e pode começar aos 16 anos, desde que com autorização dos responsáveis, como foi o caso de Raissa. É bom frisar que a primeira doação de sangue só pode ser até os 60 anos - a partir dessa idade somente quem já doava antes.

Requisitos básicos para ser um doador

  • Ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados e apresentar consentimento formal dos responsáveis;

  • Apresentar documento original de identificação com foto, emitido por órgão oficial;

  • Estar em bom estado de saúde;

  • Pesar mais de 50 quilos;

  • Estar descansado, com o mínimo de seis horas de sono na noite anterior;

  • Estar alimentado e bem hidratado;

  • Evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação;

  • Os intervalos mínimos entre as doações, para homens, são de 60 dias, com no máximo quatro doações em 12 meses. E de 90 dias para mulheres, com até três doações no período de um ano.


Fotos Relacionadas