X Conferência Municipal de Saúde exalta participação popular

23/05/2011 09:44:57 - Jornalista: Marcos Neves Jr. - estagiário

Foto: Kaná Manhães

Evento aconteceu na Escola Matias Neto

Sociedade civil organizada e poder público em constante diálogo. Essa foi a tônica do da 10° Conferência Municipal de Saúde, encerrada no último sábado (21) na Escola Matias Neto. O encontro recebeu, por dia, mais de 300 pessoas de diversos seguimentos da população macaense e discutiu os rumos da saúde pública na cidade, mas sem desconsiderar o panorama nas esferas estadual e federal.

A conferência é a principal instância de deliberação do Conselho Municipal de Saúde, ocorrendo bienalmente. Nesta edição, o título foi “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”. A dinâmica do encontro é simples e democrática, dividindo os credenciados em três grupos de trabalho, que discutem os subtemas e encaminham as propostas para a plenária final, na qual os delegados votam a aprovação das proposições.

Como indicado pelo título da conferência, a participação popular no controle social das políticas públicas para a saúde foi amplamente debatida. Tal fato pode se comprovar com a presença de diversos setores da sociedade macaense como associações de moradores, sindicatos, pastorais e estudantes. Também estiveram presentes os vereadores Carlos Emir Júnior e Igor Sardinha, representando o legislativo do município.

Ainda foram objetos recorrentes de discussão no encontro questões referentes à acessibilidade nas unidades de saúde, a criação de mecanismos de conscientização dos usuários sobre o funcionamento do SUS e uma maior capacitação dos profissionais da área, principalmente no tratamento de idosos, portadores de necessidades especiais, dependentes químicos e seus respectivos familiares. No entanto, segundo a conselheira Solange Belchior, uma das palestrantes do encontro, é necessário colocar as ideias debatidas em prática.

Nesse sentido, a coordenadora da conferência, Magda Delfino, conclamou a população de Macaé a ajudar o Conselho Municipal de Saúde na implementação das resoluções aprovadas. “A fiscalização destes que aqui estiveram e dos demais habitantes da cidade é de extrema importância para que as decisões aqui tomadas se tornem realidade”. Magda ainda fez, com lágrimas nos olhos, um balanço do encontro. “Foi muito positiva e participativa. Temos de acreditar nos nossos sonhos, e essa conferência é mais um que se concretiza”.


Fotos Relacionadas