Caps ad Porto atende mais de 100 pacientes por mês

25/11/2010 14:50:39 - Jornalista: Ana Paula Macedo

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool, Tabaco e outras Drogas (Caps ad Porto), ligado à Secretaria de Saúde de Macaé, está atendendo por mês uma média de 150 pacientes, entre jovens e adultos dependentes de substâncias viciosas. Os tratamentos são feitos individualmente ou em grupo por meio de terapias e oficinas auxiliadas por quinze profissionais da saúde.

O trabalho oferecido pelo Caps é uma proposta do Ministério da Saúde para minimizar danos e prejuízos causados pelo uso de algumas substâncias, visando a redução do consumo e manutenção da abstinência entre os usuários. Há oito anos o serviço já existia por meio do tratamento ambulatorial e há três foi fundado como Centro de Atenção Psicossocial para tratamento de álcool e outras drogas.

A maioria dos pacientes que buscam ajuda no Caps são homens, na faixa de idade entre 20 e 40 anos, que em muita vezes, por vontade própria, querem parar de usar certas substâncias que estejam usando ou tentar diminuir esse uso contínuo.

De acordo com a coordenadora técnica do Caps, Camila Butinholli, todos os pacientes passam antes por uma triagem, para saber se poderão ser tratados pelos Caps ou se serão encaminhados para outros setores da saúde, como o Caps Betinho, Caps Infantil, Programa de Saúde Mental ou ainda para o os Programas de Saúde da Família (PSF).

- O tratamento pode ser individual ou em grupo e cada paciente tem um projeto terapêutico, no qual é definido o regime de tratamento, que pode ser em três modalidades: não intensivo, semi intensivo ou intensivo. De acordo com a modalidade o paciente pode vir todos os dias e ficar até o dia todo no Caps, explica Camila.

No local são oferecidas atividades em grupo, de informação, de recepção e oficinas terapêuticas e artísticas. Nos tratamentos individuais são feitos atendimentos psiquiátricos, psicológicos, de serviço social e com a equipe de enfermagem e técnico de enfermagem. Os familiares dos pacientes também são atendidos pela equipe.

São ao todo seis psicólogos, um terapeuta ocupacional, duas assistentes sociais, dois médicos psiquiatras, uma enfermeira, um técnico de enfermagem e duas coordenadoras que formam a equipe de profissionais que atuam diariamente no Caps ad Porto.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool, Tabaco e outras Drogas fica na Rua Conde de Araruama 569, Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Seu telefone é 2772-2317 e o e-mail: capsadmacae@gmail.com.