Secretaria de Saúde

logo

Casa do Curativo é referência em atendimento de saúde

19/12/2018 09:10:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Bruno Campos

Unidade possui como serviços, podologia, atendimento com angiologista, dermatologista e dermoterapeutas

Referência no tratamento de lesões cutâneas na região, a Casa do Curativo, da Prefeitura de Macaé, conta com um atendimento especializado voltado para redução das complicações em pacientes com doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

A unidade oferece atendimento médico com angiologista, dermatologista, consulta de enfermagem com especialistas dermoterapeutas e serviço social e profissionais de podologia. De janeiro a novembro de 2018, foram realizados 12.706 atendimentos.

De acordo com a gerente da unidade, Michelle Almeida, com quase quatro anos de funcionamento, a expectativa para 2019 é a implantação do serviço de quirodatilogia voltado para pacientes mastectomizadas e com diabetes. A prática clínica abrange as manifestações patológicas dos membros superiores, punhos, antebraços e mãos.

"Realizamos trabalho de tratamento das lesões com toda assistência da equipe multidisciplinar, além de encaminhamentos médicos para outras especialidades. Nos casos de pacientes que necessitam de órtese e prótese, o serviço social faz todo o acompanhamento até a concretização do processo", disse.

O serviço de podologia, voltado para os pacientes com diabetes, tem a função de prevenir e orientar o usuário sobre os cuidados com os pés. Segundo a podóloga da unidade, Josiane Andrade, o paciente é monitorado mensalmente.

Ela ressalta que os pacientes diabéticos são muito vulneráveis, pequenos traumas como lesões por objetos perfurocortantes e uso de sapatos inadequados podem levar a uma úlcera e se não tratados, evoluir para uma amputação.

"Neste monitoramento, observamos qualquer mudança que ocorra com o pé e orientamos para que não andem descalço, nem dentro de casa. Outras orientações são manter os pés secos e hidratados, não fazer escalda-pés, sempre usar meias brancas e fazer a inspeção dos pés diariamente", frisou.

Com diabetes há quase 10 anos, José Maria de Mesquita vai todo mês na Casa do Curativo, para sessão de podologia. No local, a podóloga faz corte e limpeza correta das unhas, lixamento de calos e hidratação. "Sigo todas as orientações da podóloga e dos médicos, com uso regular e correto dos medicamentos, alimentação saudável e prática de atividade física", contou, destacando que não teria condições de pagar um profissional todos os meses. O serviço de um podólogo em clínicas custa em média R$ 100, dependendo do problema do paciente.

A Casa do Curativo funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. A unidade fica localizada entre as ruas Visconde de Quissamã e Euzébio de Queiroz. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2796-1164.


Fotos Relacionadas