Secretaria de Saúde

Curso sobre a Constituição de 1988 para a saúde e os direitos da criança no HPM

2010-11-24 11:51:20 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  

Depois de realizar vários cursos sobre técnicas e práticas para salvar vidas de crianças, o Hospital Público Municipal Doutor Fernando Pereira da Silva (HPM) está realizando, nesta quarta-feira (24), das 10h às 13h, aula sobre “A Constituição de 1988: uma Constituição Social Voltada para a Criança, os Direitos Humanos e a Saúde”. O curso é promovido, gratuitamente, pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé (FMHM).

A aula aborda as perspectivas da Carta Magna do país em torno da sociedade civil e está sendo ministrada no Centro de Educação Médica Continuada, numa iniciativa do Departamento de Educação Continuada (DEC). Participam psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, estudantes e técnicos das diversas áreas da Saúde.

Logo após, das 13h às 14h, haverá confraternização de encerramento das atividades deste ano entre alunos e colaboradores do DEC, com debates sobre a atuação da Educação Continuada durante 2010 e as metas para 2011.

O HPM já realizou este ano outros cursos sobre áreas médicas que envolvem a Saúde da Criança, especialmente as com risco de vida. Foram os seguintes: Reanimação Neonatal, Responsabilidade Civil do Profissional de Saúde no Exercício da Profissão, Humanização nos Centros de Terapia Intensiva Infantil (CTIs) e Ensino e Treinamento em Reanimação Pediátrica Avançada, da American Heart Association (AHA), de acordo com as diretrizes do Pediatric Advanced Life Support (PALS).

Em dezembro próximo, o hospital vai promover duas palestras sobre a Política Nacional de Humanização (PNH), com o lema “Humaniza HPM”, sendo no dia 2, sobre PNH no Brasil e no hospital: Situação Atual e Exemplos, com abordagem do que se espera na adaptação para nossas realidades e introdução dos dispositivos para implantação no HPM; e, o dia 16, sobre os limites, possibilidades, reflexões, Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) com discussões no Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).

A recomendação do HPM é que os interessados em participar das palestras devem levar pen drive para copiar o material de estudo que será apresentado. Mais informações sobre os cursos promovidos no hospital podem ser obtidas no site da Fundação Municipal Hospitalar de Macaé: www.fmhmmacae.rj.gov.br.

+ Mais Notícias
Busca

Destaque