Macaé mantém testagem para diagnóstico de casos da Covid-19

17/05/2022 16:35:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Exames são aplicados em pacientes com sintomas de síndrome gripal de dois a seis dias

As unidades de urgência da rede de Saúde do município mantêm a estratégia de testagem para diagnóstico de casos suspeitos da Covid-19. Os exames de antígeno (cotonete) são aplicados em pacientes que apresentam sintomas de síndrome gripal no período de dois a seis dias.

Os testes estão disponíveis nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Barra e do Lagomar, nos Prontos Socorros Municipal da Imbetiba e do Parque Aeroporto, na Unidade Mista do Sana, além do Hospital Público Municipal (HPM) da Serra.

A testagem também segue como estratégia de mapeamento epidemiológico para identificação do novo cenário da pandemia. Atualmente, Macaé segue em situação de risco baixo (bandeira verde) no índice de contágio da doença.

O município também mantém a menor taxa de letalidade por Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro, segundo o “Covidímetro” da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Macaé não registra óbito por Coronavírus desde o dia seis de março. A cidade segue também com taxa zero na ocupação de leitos de CTI para casos graves do Coronavírus.

“Enfrentamos também um cenário de circulação de outras doenças virais, como gripe influenza e dengue. Por isso, é importante que as pessoas que apresentam os sintomas característicos como febre, coriza, perda de olfato e paladar, além de dores de cabeça e pelo corpo que procure a unidade de Saúde para fazer o teste e realizar, em caso positivo, o isolamento o quanto antes”, alerta a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Elenice Sales.