PSF leva serviços à comunidade

23/11/2010 15:50:18 - Jornalista: Andréa Pessanha

Foto: Kaná Manhães

Programa levou informação a quem passava pela Praça

Atuar com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde das diversas comunidades de Macaé, tem sido o papel das equipes do Programa de Saúde da Família. Com a proposta de divulgar estas ações para a população, a Secretaria de Saúde, através da Coordenação do Programa da Saúde da Família promoveu o “PSF na praça” nesta terça-feira (23), na Praça Veríssimo de Mello, Centro.

Segundo o coordenador geral do Programa Saúde da Família de Macaé, Welberth Porto de Rezende, a intenção principal deste evento é divulgar todas as ações e programas desenvolvidos pelos PSFs para que todos tenham conhecimento dos seus benefícios enquanto cidadãos macaenses.

- Quisemos também oferecer educação em saúde para que as pessoas saibam como funcionam esses serviços oferecidos com mais detalhes, pois nosso objetivo principal foi trazer informação às pessoas que passaram por aqui, realizando uma abordagem sobre todos os aspectos da saúde, num local de bastante fluxo como é esta praça, explicou o coordenador.

O plataformista Francisco Júnior, estudante da pós-graduação em QSMS (qualidade, segurança, meio ambiente e saúde), morador do bairro Aeroporto, achou a idéia do PSF na praça muito importante para trazer mais informação sobre os serviços em saúde no município.

- Resolvi parar aqui para aferir minha pressão arterial e recebi várias orientações por parte da enfermeira de como eu devo proceder, caso ela sofra qualquer alteração e onde eu devo me direcionar quando isto acontecer para que possa ser medicado, destacou.

Welberth Rezende adiantou que está previsto para janeiro de 2011 o “PSF itinerante”, para atender as comunidades onde não existe o prédio do programa da saúde da família, com atendimento semanal de segunda a quinta-feira, levando uma equipe formada por um médico, enfermeiro e dentista para realização do programa saúde bucal.

Foram montados estandes para distribuição de materiais impressos, preservativos e explicações por parte das equipes dos PSFS, através dos programas Saúde da Mulher e do Idoso, com orientações por parte de médicos e enfermeiros para este público-alvo; de Nutrição, que aferiu o Índice de Massa Corporal (IMC) dos visitantes, que inclusive iniciaram este ano o projeto PET – Saúde – SISVAN, em parceria com a UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro; o da Saúde Bucal, que utilizaram jogos interativos de saúde para passar noções de escovação, uso do fio dental, a importância do flúor e uma orientação para as pessoas em relação ao primeiro molar permanente.

Houve também apresentações de dança sênior por parte do grupo de idosos da localidade do Morro de São Jorge, alongamento e exercícios, conduzidos pela equipe de fisioterapia; e orientação sobre os direitos e benefícios oferecidos pela Prefeitura e demais instituições por parte do serviço social, tendo como base textos do Estatuto do Idoso, Lei Maria da Penha, Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros temas.

Destaque em pesquisa

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última semana pesquisa, na qual Macaé está incluída por fazer parte das cidades brasileiras que possuem mais de 100 unidades assistenciais de saúde. O objetivo da pesquisa foi traçar o perfil da oferta de serviços de saúde no Brasil.

São considerados estabelecimentos de saúde aqueles que prestam assistência à saúde individual ou coletiva com um mínimo de técnica apropriada, públicos ou privados, com ou sem fins lucrativos, em regime ambulatorial ou de internação, incluindo os estabelecimentos exclusivos de diagnose, terapia e controle regular de zoonoses.

O que é Estratégia Saúde da Família (ESF)?

A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada.

Atualmente existem 30 postos do programa saúde da família em Macaé, sendo 29 equipes que realizam atendimento, incluindo o programa de agentes comunitário de saúde (PAC). Na Estratégia da Saúde da Família, são desenvolvidos os programas de hipertensão e diabetes, saúde da mulher, saúde do homem, saúde da criança, acompanhamento pré-natal e o de imunização. A EST de Macaé ainda conta com atendimento nutricional, de fisioterapia, do serviço social, equipe de saúde (mental e terapia comunitária), endodontia e núcleo de assistência a família.

Para ser atendido num dos Programas de Saúde da Família do município, é necessário estar cadastrado no PSF da própria comunidade, realizado pelo agente comunitário de saúde; agendar consultas para os diversos profissionais da equipe, de acordo com sua necessidade, que também poderá ser realizada no domicílio do paciente. Periodicamente as famílias cadastradas são acompanhadas pelo agente comunitário de saúde.

Os profissionais que atuam na estratégia saúde da família são: o agente comunitário, que realiza seu trabalho com visita aos domicílios de sua área de abrangência, fazendo o mapeamento de sua área, cadastra as famílias e atualizando-o permanentemente, identifica indivíduos e famílias expostos a situação de risco, além de orientá-los para utilização adequada dos serviços de saúde; o técnico de enfermagem que participa das atividades de assistência básica realizando procedimentos como curativos, aferição de pressão arterial, retirada de pontos, vacinação, dentre outros serviços à domicílio e/ou nos demais espaços comunitários, também realiza ações de educação em saúde, além de participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da ESF.

Ainda fazem parte da equipe da ESF, o dentista que realiza diagnóstico com a finalidade de obter o perfil epidemiológico para o planejamento e a programação em saúde bucal, realiza os procedimentos clínicos da Atenção Básica em saúde bucal, e pequenas cirurgias ambulatoriais, coordena e participa de ações coletivas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças bucais; o enfermeiro, que realiza assistência integral (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) aos indivíduos e famílias na ESF em todas as fases do desenvolvimento humano, planeja, gerencia, coordena e avalia as ações desenvolvidas pelos agentes comunitários de saúde e pela equipe de enfermagem.

Outros profissionais que também atendem a ESF, é o médico que realiza assistência integral aos indivíduos e famílias em todas as fases do desenvolvimento humano, realiza consultas clínicas e procedimentos na ESF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários, além de atividades de educação e promoção em saúde, encaminha, quando necessário, usuários a serviços de média e alta complexidade, respeitando fluxos de referência e contra referências locais; e por último, o fisioterapeuta, que realiza atendimento para reabilitação de doenças incapacitantes, faz visitas domiciliares a pacientes acamados, além disso, participa de atividades educativas.

Veja os locais onde você encontra as equipes de saúde da família em Macaé:

• Aroeira
• Morro de São Jorge
• Botafogo
• Cajueiros
• Virgem Santa
• Malvinas A/B/C
• Aterrado do Imburo
• Planalto da Ajuda
• Ajuda de Cima
• Ajuda de Baixo
• Lagomar A/B
• Engenho da Praia
• Nova Holanda A/B
• Barra Brasília
• Fronteira A/B
• Frade
• Sana
• Bicuda Grande e Pequena
• Areia Branca
• Praia Campista, Córrego do Ouro, Glicério, Trapiche (PACS)

Telefones úteis:

Estratégia Saúde da Família: 2762-3845
Secretaria de Saúde: 2772-1992
Centro de Especialidades Odontológica: 2762-0539
Farmácia Central: 2765-1925
Farmácia Popular: 2757-2871
HPM: 2773-0061
Hospital da Serra: 2793-3107
Centro de Saúde Jorge Caldas: 2762-7996
Centro de Referência do Diabético: 2772-5605
Coordenadoria Saúde da Mulher: 2772-5436
Centro de Referência ao Adolescente: 2762-4007
Coordenadoria DST/AIDS: 2772-0408
CATAN: 2759-1024
Coordenadoria de Zoonoses: 2772-6461