Saúde amplia locais de cadastramento do Cartão SUS
Foto: Moisés Bruno
Cartão SUS pode ser confeccionado em Macaé em nove pontos
Com o objetivo de proporcionar mais agilidade ao processo de produção do Cartão SUS e facilitar o acesso da população, a secretaria de Saúde disponibiliza nove pontos de confecção do documento. Desde 2012, todos os cidadãos brasileiros devem confeccionar o Cartão Nacional de Saúde (CNS), o Cartão SUS, inclusive quem possui plano de saúde.
O gerente do Cartão SUS, vinculado à Coordenadoria de Controle, Avaliação e Auditoria, Lúcio Duval, ressalta que o aumento no número de locais habilitados segue uma determinação da nova gestão. “Agora o cartão pode ser feito no Centro de Especialidades Moacyr Santos, Centro Municipal de Reabilitação, Núcleo de Atendimento à Mulher e à Criança (Nuamc) Aroeira, Hospital Madre Teresa de Calcutá, Associação Macaenses de Apoio ao Cego (Amac) e Hospital da Serra”, disse.
O cartão também continua sendo emitido normalmente na sede da Coordenadoria de Controle, Avaliação e Auditoria. Destas nove unidades, somente o HPM e o Hospital São João Batista não atendem o público externo. Em breve, o cadastro poderá ser feito em outras unidades de saúde do município.
Para se cadastrar é preciso levar um dos documentos citados: CPF, Certidão de Nascimento, Declaração de Nascido Vivo, carteira de identidade, comprovante de residência (ou declaração do proprietário do imóvel ou da Saúde da Família), número de telefone fixo ou celular e endereço eletrônico.
Com o cartão SUS o cidadão tem acesso a todos os serviços de saúde de baixa, média e alta complexidade, internações, exames, intervenções cirúrgicas e tratamentos prolongados. “Ao realizar o cadastro, o usuário fornece informações sobre seus domicílios de residência, permitindo um mapeamento preciso das necessidades de cada região do país, e com isto há maior facilidade para o desenvolvimento de ações de natureza individual e coletiva que incidirão na melhoria e na eficácia do atendimento dos serviços de saúde”, reforçou o gerente do cartão SUS.
Atualmente estão sendo confeccionados cerca 1500 cartões por mês no município, entre novos cadastros e emissão de segunda via do cartão.
O Ministério da Saúde disponibilizou um novo dispositivo para facilitar o acesso da população ao Cadastro Nacional de Usuários do Sistema Único de Saúde: foi criado o Portal do Cidadão <portaldocidadao.saude.gov.br>. Nele, o cidadão poderá fazer um pré-cadastro no sistema, reduzindo assim o tempo de espera para fazer o cartão nas unidades de saúde. Além disso, ele pode administrar o seu cartão, retirar segunda via e obter informações complementares sobre o sistema, sobre seus direitos, como também visualizar o seu cadastro direto no tablet ou smartphone.
Locais de cadastramento do Cartão SUS:
1. Coordenadoria de Controle, Avaliação e Auditoria
2. Centro de Especialidades Moacyr Santos (Barracão)
3. Centro de Reabilitação
4. Nuamc - Aroeira
5. Hospital Madre Teresa de Calcutá
6. Amac (Associação Macaense de Apoio aos Cegos)
7. Hospital da Serra (Trapiche)
8.HPM (interno)
9.Hospital São João Batista (interno)