Semana Brasileira de Enfermagem é realizada na Cidade Universitária

13/05/2022 16:02:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: João Barreto

A 83ª edição teve como tema: "A enfermagem no contexto pandêmico pela Covid-19. O que aprendemos?"

A 83ª Semana Brasileira de Enfermagem, realizada no auditório do Bloco B, da Cidade Universitária, nesta quinta-feira (12) e sexta-feira (13), teve como tema "A enfermagem no contexto pandêmico pela Covid-19: o que aprendemos?". O evento foi organizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Prefeitura de Macaé para comemorar o Dia Internacional da Enfermagem.

A abertura do encontro foi realizada na tarde desta quinta-feira (12), com a mesa redonda: "Pandemia e as Perspectivas política, assistencial e da educação em Enfermagem".

O secretário de Saúde, Alexandre Cruz, destacou a importância da profissão.“A enfermagem é quem acolhe o paciente e seus familiares, além de ser a porta de entrada da promoção à saúde em nossas unidades. Mais que respeito, eu registro aqui minha gratidão a todos os profissionais que atuam neste serviço que sempre será prioridade para nosso governo. Que Deus continue abençoando sempre todos vocês”, pontuou.

Já a coordenadora de enfermagem da Prefeitura de Macaé, Nathália Antunes, ressaltou a importância da Secretaria de Saúde dentro das universidades. "No período da pandemia vimos que os enfermeiros trabalharam exaustos. Esse encontro traz a reflexão, o que a gente quer e quais são os velhos e novos desafios da profissão", observou.

A coordenadora do curso de enfermagem da UFRJ, Inês Leoneza, enfatizou a importância da profissão, principalmente, no período de pandemia. "Perdi dois amigos nesse período. A enfermagem é a alma do hospital, nós trabalhamos nos bastidores e esse momento é importante para refletirmos sobre os nossos valores e para onde a nossa profissão está caminhando", destacou.

A mesa redonda contou ainda com a presença da coordenadora de Estágio do curso de Enfermagem e Obstetrícia da UFRJ-Macaé, Roberta Pereira Coutinho; do diretor do Instituto de Enfermagem, Iuri Bastos; do Decano, Inark Marcelo Barbosa e do aluno de enfermagem, Diego Lima.

Nesta sexta-feira (13), no período da manhã, a programação abordou os temas: "Dermatites e Dermatoses: Avaliação, Diagnóstico e Tratamento"; "Método Canguru: Assistência Humanizada".

O evento foi encerrado no período da tarde com a reflexão do tema: "A Enfermagem no contexto pandêmico pela Covid-19: o que aprendemos?


Fotos Relacionadas